Dia do Conselheiro Tutelar

Hoje (18/11) é o Dia do Conselheiro Tutelar. Visto como pessoas honestas, justas e generosas, os conselheiros tutelares têm um papel fundamental na vida de pessoas que estão em crises e dificuldades. Sua função é quase sempre amenizar as dores das famílias. A presidente do Conselho Tutelar de Mutum, Rosângela J. S. Leal Oliveira, acredita que o papel fundamental do conselheiro é ajudar a formar cidadãos melhores e, com isso, manter assegurados os direitos para as crianças e adolescentes garantidos por lei.



Com a vigência da Lei n. 12.696, de 26 de julho de 2012, ocorreram alterações nos artigos 132, 134, 135 e 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente, provocando substanciosas modificações em relação ao Conselho Tutelar. Tais alterações trarão reflexos diretos na constituição e desenvolvimento dos trabalhos dos Conselhos Tutelares. Além do mais, proporcionou questionamentos quanto a transição do sistema atual pelo preconizado pela lei que requer reflexão e discussão.

Visando contribuir com tal discussão, apresenta-se este trabalho que busca, num primeiro momento, comparar a legislação original, assim designada, aquela inicialmente contida no Estatuto da Criança e do Adolescente, com as alterações subsequentes relativas aos artigos alterados pela Lei n. 12.696/12. Com isso, visualiza-se como ocorreu a evolução legislativa referente ao Conselho Tutelar e vislumbram-se quais os encaminhamentos que podem ser dados ao tema. Espera-se com este trabalho contribuir para a discussão de tema extremamente relevante relacionado ao Conselho Tutelar que inúmeros reflexos proporcionam no cotidiano de crianças e adolescentes.

Parabéns a todos os Conselheiros e as Conselheiras que se dedicam a essa importante missão de contribuir para que tenhamos um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário